Seus nomes populares incluem mamoninha do mato, canudinho, canudeiro, canudo-vermelha, canudo de pito, piteiro, leiteiro, leiteira preta, seringai.
Características:
Atinge 4 a 12 metros de altura, produzindo látex branco. Suas folhas têm cerca de 12 cm. Suas flores são melíferas. Os frutos são pequenos com 2 cm, se abrindo com estalo alto, atirando longe as pequenas sementes de 0,5 cm. A dispersão das sementes é zoocórica, ou seja, através de animais.
Sua madeira pode ser usada para caixaria. A semente possui um óleo essencial utilizado para produção de biodiesel. O pedúnculo floral tem propriedades medicinais, sendo antinflamatória e antioxidante.
Seu pólen e néctar servem de alimento para insetos, alguns mamíferos e aves auxiliando sua sobrevivência na época da seca. O plantio de Mabea sp. pode contribuir com o equilíbrio de agroflorestas, alimentando predadores que controlam pragas, ou mesmo produzindo alimento para programas de manejo integrado de pragas.
Cultivo: Por sementes
Época de florada e frutificação: Floresce na época chuvosa, geralmente no verão.
Aves atraídas pela planta:
Saíras, psitacídeos e outras.
Ocorrência: Possui duas subespécies: Mabea fistulifera subsp. fistulifera que ocorre na região Sudeste do Brasil, e Mabea fistulifera subsp. robusta na região Norte e Centro-Oeste, se diferenciando pelo tamanho das folhas.
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mabea_fistulifera https://plantidtools.fieldmuseum.org/es/nlp/catalogue/3664932